quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Reflexão e debate sobre a atualidade, se puder comente para enriquecer.

 

Pedro Claudio Rosa em 07 de agosto de 2025


Diálogo entre fé e política: um debate entre amigos

Recebi recentemente uma provocação argumentativa vinda de um velho amigo evangélico, Valdiron Dias dos Santos. Somos conhecidos de longa data, embora hoje estejamos distantes geograficamente. Ainda assim, seguimos conectados pelo respeito mútuo e pelas conversas que atravessam o tempo, a fé e, claro, as questões políticas e sociais do nosso cotidiano.

Valdiron me presenteou com uma série de reflexões polêmicas — e também bastante comuns no debate atual — sobre a ideologia de esquerda, o comunismo, o capitalismo e até mesmo sobre a posição divina em relação à política, com base em citações bíblicas. Como não costumo fugir de um bom diálogo, decidi responder com o mesmo espírito fraterno, buscando um olhar histórico, teológico e humano sobre essas questões que tanto nos dividem, mas que também podem nos enriquecer quando debatidas com respeito.

Abaixo, compartilho o comentário original de Valdiron e, em seguida, a minha resposta, não para vencer uma discussão, mas para promover o entendimento — porque pensar diferente não precisa significar estar em lados opostos da vida.


Comentário original de Valdiron Dias:

“Só não entendo como tem gente que ainda defende esse sistema ideológico de esquerda, mesmo vendo a real situação dos países liderados por ela. E o pior, sequer conhecem a biografia dessa religião disfarçada de sistema político. E para piorar, onde você já viu um comunista repartir seus bens com os pobres? Uai, mas não é isso que significa ‘tudo em comum’? Não é mesmo o ápice da hipocrisia combater o capitalismo veementemente e viver totalmente nele?

E para piorar, ninguém dessa gente quer ir para um país comunista kkkk. Uai, mas esse regime não é digno de ser seguido como falam? Vê se não são um bando de idiotas que enganam a si próprios? Não conseguem apontar um exemplo bom num país desses, e nenhuma invenção criada por um esquerdista.

Até Deus é da direita quando disse: ‘Porei as ovelhas à minha Direita, e os bodes à esquerda.’”


Resposta ao texto de Valdiron Dias — por Pedro Cláudio

Meu amigo Valdiron,

Li com atenção sua mensagem e reconheço que ela expressa um sentimento comum entre muitas pessoas que, cansadas das distorções ideológicas e da hipocrisia política, acabam por rejeitar tudo o que pareça diferente daquilo que lhes foi ensinado como "certo". Respeito profundamente sua opinião, mas gostaria de oferecer uma reflexão, com base em história, teologia e vivência cidadã.

Antes de tudo, é importante lembrar que os termos "esquerda" e "direita" nasceram durante a Revolução Francesa, no final do século XVIII. Eram posições físicas no parlamento: à esquerda, os que defendiam reformas sociais e o fim dos privilégios da nobreza; à direita, os conservadores, defensores do status quo. Com o tempo, essas posições passaram a representar valores mais amplos: igualdade, justiça social e coletividade de um lado; propriedade, tradição e liberdade individual de outro. Nenhum dos dois lados, por si só, é totalmente bom ou mau. O problema começa quando se absolutiza qualquer uma dessas ideologias como se fosse religião — como você mesmo critica.

Você diz que a esquerda é uma “religião disfarçada de sistema político”. Isso pode até ser verdade para alguns radicais, mas vale lembrar que o mesmo pode ser dito de certas formas de direita cristã que usam a fé como ferramenta de dominação política — o que chamamos de teologia do poder, muitas vezes sem base nos Evangelhos.

Quando você menciona: “onde já se viu comunista repartir os bens com os pobres?”, te respondo com a própria Bíblia. Em Atos dos Apóstolos 2,44-45 está escrito:

“Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam propriedades e bens e os distribuíam a todos, conforme a necessidade de cada um.”

Essa era a primeira comunidade cristã. Não se tratava de ideologia política, mas de vivência de fé. Isso, se formos rigorosos, se aproxima muito mais do ideal comunal (de onde vem o termo “comunismo”) do que do individualismo meritocrático do sistema atual.

É claro que o comunismo como modelo de Estado fracassou em vários contextos. Mas devemos lembrar que o capitalismo também gera exclusão, desigualdade, exploração de mão de obra e crise ambiental. A miséria de milhões não pode ser explicada apenas como “falta de esforço” dos pobres, como a meritocracia sugere. Precisamos pensar em justiça, não apenas em liberdade.

Você pergunta por que quem critica o capitalismo vive dentro dele. É simples: porque o capitalismo é o sistema dominante e global, não há escapatória prática — mas isso não impede que pensemos alternativas mais humanas dentro dele. Não é hipocrisia querer reformar o que está errado. É coragem.

E sobre a ideia de que “até Deus é de direita”, por dizer que colocará as ovelhas à direita e os bodes à esquerda, permita-me um olhar teológico mais cuidadoso. Na simbologia bíblica, a “direita” é tradicionalmente associada à bênção e à autoridade (como em “assentar-se à direita de Deus”), mas não tem relação com política partidária moderna. Jesus também diz: “os últimos serão os primeiros”, “bem-aventurados os pobres”, e que “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus.”

Seria, então, o Cristo um revolucionário social? Talvez sim. Mas antes disso, ele foi um anunciador da justiça e da misericórdia — valores que hoje estão escassos em qualquer espectro político.

Por fim, deixo claro que não acredito em nenhum modelo político absoluto. Esquerda, direita, centro — tudo pode servir ao bem comum, se for guiado pela ética, pela compaixão e pela busca sincera por justiça. A ideologia deve estar a serviço da vida, nunca acima dela.

Agradeço por podermos dialogar, mesmo em discordância. Esse tipo de conversa nos enriquece e evita que viremos massa de manobra de líderes que, estes sim, muitas vezes não creem nem em Deus nem no povo — apenas em seus próprios interesses.

Vamos seguindo, meu irmão. Com fé, respeito e sabedoria, como pediu Salomão.


Novo comentário de Valdiron: a resposta ao meu contra-argumento

Em continuidade ao nosso diálogo, Valdiron compartilhou um novo comentário, agora reforçando sua perspectiva com maior ênfase espiritual e doutrinária. Reproduzo abaixo seu posicionamento:

“Concordo em parte com você, Pedro, em alguns aspectos, haja vista que não definimos a política como regra áurea de fé, como também nenhuma religião. Ambas não definem o padrão ideal como um todo, mas precisamos avaliar aquela que mais se aproxima dos arcanos de Deus.

Não sei se você conhece a base do comunismo e de como ele foi formado, custando a vida de mais de cem milhões de pessoas — mas tudo bem. Eu só não entendo como uma pessoa que professa ser cristã em Cristo pode defender uma ideologia tão sanguinária como é o caso da esquerda, que foi formada numa afirmativa anticristã, sob deboche agnóstico do próprio cristianismo.

Aliás, por detrás de qualquer ideologia que vá chocar-se contra os preceitos cristãos, existe um panteão de deuses — e isso sim caracteriza uma oposição satânica clara.

O fato de Deus definir lado direito e esquerdo nos esclarece que existe um modo certo e outro errado. Um que será aprovado, e outro, desaprovado por Ele. Isso está definido desde o Éden, onde tudo começou por Caim e Abel — não só no lado espiritual, como também no físico. Qualquer crença, ideologia, status quo que não esteja fundamentado no modo estabelecido por Deus será desaprovado, como aconteceu com Caim que não quis reconhecer e voltar ao modo estabelecido por Deus ali.

Analisemos os parâmetros e veremos qual modo — tanto religioso quanto político — mais se aproxima de Deus. O modo certo define o errado, e não o contrário. Os dois fogos sagrados no Éden nos dão direção em toda nossa conduta de vida. Não há como maquiar essa realidade de vida.

Salomão não tem nenhuma moral para nos ditar o modo correto de vida. Ele só foi salvo por causa de seu pai Davi. Estamos muito além de Salomão — temos Jesus Cristo!”

Meu irmão Valdiron,

Fico grato pela continuidade da nossa conversa. Vejo no seu comentário zelo pela fé e pela verdade — e isso, sinceramente, é algo que respeito muito. Você tem uma preocupação legítima com a coerência entre a fé cristã e as ideias que escolhemos apoiar no campo político. É exatamente por isso que esse diálogo continua tão necessário.

Você diz que precisamos avaliar qual sistema mais se aproxima dos arcanos de Deus. Concordo plenamente. E acredito que essa avaliação deve ser feita com honestidade, espírito crítico e humildade — especialmente porque, como você mesmo disse, nem a política e nem a religião humana são padrões absolutos ou perfeitos.

Agora, quero destacar alguns pontos importantes do seu comentário e responder com calma:


1. “O comunismo custou cem milhões de vidas.”

Sim, regimes autoritários que se disseram comunistas, como o stalinismo na União Soviética, ou o maoísmo na China, cometeram crimes gravíssimos contra a humanidade. Isso é inegável e deve ser condenado por qualquer pessoa de bom senso.

No entanto, é preciso cuidado ao identificar toda ideia de esquerda ou de justiça social com esses regimes específicos. Da mesma forma que não seria justo acusar todo cristianismo de ser igual à Inquisição ou às Cruzadas, também não é justo dizer que todo pensamento de esquerda é anticristão ou assassino.

Há muitas vertentes de esquerda — assim como há muitas formas de viver a fé cristã. A esquerda democrática, por exemplo, busca igualdade social, defesa dos pobres, direitos humanos e dignidade do trabalho — princípios que dialogam muito com os ensinamentos de Jesus.


2. “Não dá para entender como um cristão pode apoiar uma ideologia anticristã.”

Valdiron, a sua afirmação parte de uma generalização que, sinceramente, não corresponde à realidade. Boa parte dos cristãos ao redor do mundo — inclusive teólogos, missionários e líderes religiosos — atuam politicamente inspirados por ideais de solidariedade, partilha, justiça social, combate à desigualdade... E muitos deles se identificam com valores de esquerda por verem nesses princípios um reflexo do Evangelho.

Foi o caso de Dom Hélder Câmara, arcebispo brasileiro, perseguido por defender os pobres. Ou de Martin Luther King Jr., pastor batista que lutou pelos direitos civis nos EUA. Nenhum deles pregou comunismo estatal, mas todos foram profundamente “de esquerda” no sentido ético e profético — e radicalmente cristãos.


3. “Por trás dessas ideologias há um panteão de deuses, oposição satânica.”

Essa parte do seu argumento é a que mais me preocupa. Porque quando rotulamos ideologias (e seus defensores) como “satânicas”, perdemos a possibilidade do diálogo e abrimos espaço para o ódio, o julgamento precipitado e até a perseguição — coisas que, como você bem sabe, Jesus nunca ensinou.

O apóstolo Paulo nos orienta a “provar tudo e reter o que é bom” (1 Ts 5:21). Há ideias boas na direita e há ideias boas na esquerda. E há distorções em ambos os lados. Julgar o todo por seus piores exemplos é sempre um risco.


4. “O lado direito e o lado esquerdo: Caim e Abel, certo e errado.”

Essa leitura dualista, onde um lado representa o bem e outro o mal absoluto, pode ser perigosa. Deus não é partidário, e a salvação não depende de um alinhamento político. A história de Caim e Abel não se resume a “um escolheu o sistema certo, o outro escolheu errado” — ela fala de atitude do coração, de intenção e de relação com Deus.

Sobre a metáfora da direita e da esquerda nas Escrituras: sim, há uma simbologia associada à bênção, mas isso não significa que Deus esteja alinhado com uma ideologia política moderna. Afinal, os conceitos de “esquerda” e “direita” surgiram mais de 1700 anos depois de Cristo. Não faz sentido forçar uma interpretação política onde havia apenas linguagem simbólica espiritual.


5. “Salomão não tem moral. Temos é Jesus Cristo.”

Sim, temos Jesus! E Ele mesmo disse: “Maior que Salomão está aqui”. Mas negar o valor das Escrituras inspiradas, como Provérbios ou Eclesiastes, porque Salomão errou, seria também desconsiderar outros homens de Deus que falharam — como Moisés (que matou um egípcio), Davi (que pecou gravemente), Pedro (que negou Jesus) e tantos outros.

Deus escreve certo por linhas tortas, amigo. Salomão errou, mas sua sabedoria — que ele mesmo reconheceu como dom divino — segue nos ensinando até hoje. E ela nos convida a buscar discernimento, humildade e justiça.


Encerrando com o essencial

Meu querido Valdiron, reafirmo: não sou defensor cego de nenhum sistema. Mas também não creio que a fé cristã deva ser refém de um único alinhamento ideológico. Jesus veio para libertar, não para aprisionar o pensamento humano em categorias políticas fixas.

A fé que me move é a que se traduz em ação pelos pobres, pelos que sofrem, pelos esquecidos. Se isso me aproxima de ideias consideradas “de esquerda”, que assim seja. Mas jamais serei conivente com ideologias que neguem a dignidade humana, venham de onde vierem.

Continuo aberto ao diálogo e agradecido por podermos conversar com profundidade, mesmo em discordância. Que sigamos sendo irmãos — não por pensarmos igual, mas por buscarmos juntos o Reino que, como disse o Mestre, não é deste mundo, mas já pode ser sinalizado nas nossas atitudes.

Com carinho e respeito,
Pedro Cláudio

 


terça-feira, 5 de agosto de 2025

Crônica para pensar: Nunca diga “dessa água não beberei”

 

Nunca diga “dessa água não beberei”
Por Pedro Claudio Rosa
05 de agosto de 2025, às 19h15



“Dessa água não beberei.” “O mundo dá muitas voltas.” “Aqui se faz, aqui se paga.” “Você só quer o nosso reino, nada de ‘venha a nós’.” “Pagando língua, entojado você!”

Recolhi essas pérolas da boca da minha saudosa mãe, dona Luzia. Mulher de fibra, que mesmo sem saber ler ou escrever, dominava suas crias — e às vezes também a vara. Sabedoria não se mede por diplomas; tem gente que nasce com ela enraizada no peito, e minha mãe era dessas. Bastava uma palavra dela e a gente se ajeitava. E, se não fosse pela palavra, era pela chinela voadora mesmo.

Quem tem mãe e pai sábios ganha uma bússola moral. Aprende que é melhor ouvir mais e falar menos. Está até na Bíblia, como diria um amigo meu que, depois de uma vida inteira guiado por si mesmo, virou crente. Agora diz que se guia pelo Livro Sagrado — mas só segundo o que ele mesmo entende, ou melhor, o que o “professor” dele interpreta.

Aliás, entender a Bíblia… isso sim é coisa complicada. Nem os doutores no assunto entram em consenso. Os exegetas — esses estudiosos das Escrituras — vivem debatendo interpretações. Mas quem leu a Bíblia no hebraico, aramaico ou grego sabe que cada palavra carrega sentidos que se perdem nas traduções.

Tenho amigos que são verdadeiras fontes vivas dessa sabedoria, como o Padre Dionivaldo Rosa Pires e o teólogo Mariosan de Souza Marques. Mas também acredito que a sabedoria popular é uma centelha divina. Gente simples, sem letras, mas com coração cheio de justiça, paz, temor de Deus e compaixão — como Jesus ensinou.

Meu pai, José Cláudio, o famoso Zé Faete, também gostava das palavras de impacto que aprendeu com meu avô, Lafaiete Cláudio Rosa. Dizia: “Mil anos chegará, dois mil não chegará.” Vai saber o que ele queria dizer com isso, mas soava forte, quase profético.

Lembro também das histórias de São Cipriano, aquele que, diziam, tinha um livro capaz de prender demônios. Na infância, eu acreditava com medo e fascínio. Hoje, acredito mais na ciência e no estudo, mas também nessa sabedoria humana que vem do alto, e na inteligência como presente divino.

A gente muda, mas nem tanto. Ainda carrego comigo aquele tremor diante do desconhecido, mas agora ele tem outro nome: consciência. Perdi a inocência, mas não o temor.

O mundo, esse mesmo mundo que gira, ainda está cheio de ignorância. Tem gente que aponta o comunismo como um fantasma sem nem saber o que é. Outros vivem aterrorizados com uma tal de "Nova Era", que nem sei se é gente, doutrina ou meme — só sei que falam com tanta certeza que até assusta quem tem um mínimo de senso.

Peço a Deus, em minhas orações, não apenas que me mantenha firme, mas que me conceda a sabedoria dos antigos. Que eu consiga ver o presente com as virtudes cardeais — prudência, justiça, fortaleza e temperança — e com as teologais: fé, esperança e caridade.

E que, ao fim das contas, eu possa beber da água certa. Mesmo que um dia eu tenha dito que não beberia.

 Pedro Claudio em 05 de agosto de 2025, às 19h15

quinta-feira, 31 de julho de 2025

O Dono da Bola pode ser o dono do mundo!

 

O Dono da Bola


Por Pedro Claudio

Histórias da vida são como reprises de um velho filme: repetidas, mas sempre com um detalhe novo. Certa vez, em minha cidade Iporá, no interior de Goiás, nos anos 70, o cotidiano era bem diferente do de hoje. Não havia celular, internet nem televisão para todos — e as que existiam eram em preto e branco, com imagem tremida e som indecifrável em dias de chuva. Nosso mundo cabia no rádio. Esse sim era o rei da comunicação. Tínhamos o Tarzan, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Daniel Boone, entre outros heróis que só existiam nas ondas sonoras ou na tela rarefeita dos poucos aparelhos de TV.

Mas o verdadeiro passatempo era o futebol. As peladas de fim de tarde reuniam quase toda a molecada da rua. O campo? Um terreno de terra batida, às vezes com mais buraco que chão. Os gols eram improvisados com duas estacas fincadas no chão, sem travessão, sem rede. Jogávamos descalços, com calções remendados e, muitas vezes, sem camisa. O uniforme era a coragem e a vontade.

Tinha sempre aquele — o dono da bola. Era o menino cuja família tinha uma condição um pouco melhor, e ele ostentava o poder: era dono do objeto mais valioso daquele universo. E, como era de se esperar, era também o único jogador que nunca ficava de fora. Mesmo sem ser habilidoso, era titular absoluto. Ele escolhia os times, puxava os craques para o seu lado e, claro, quase sempre ganhava. Até que um dia, o imprevisto aconteceu: perdeu.

Na regra do racha, quem perdia saía pra dar vez a outro. Mas o dono da bola não aceitou. Fez bico, colocou a bola debaixo do braço e foi embora pisando duro, como um adolescente contrariado. Acabou com a brincadeira. Só não acabou com a nossa vontade de jogar. Improvisamos com o que tínhamos: uma lobeira — fruta dura, redonda e traiçoeira, que feria os pés descalços, mas não nos impedia de seguir jogando. Era isso ou encarar a tarde em casa, ouvindo rádio e esperando a noite escura, sem energia e sem nada para fazer.

Anos depois, percebo como aquela cena se repete no mundo dos grandes. Hoje temos donos da bola em muitos espaços — poderosos que, ao se verem ameaçados por uma união dos pequenos, ameaçam recolher o brinquedo. “Ou aceitam minhas regras, ou o jogo acaba”. E aí ficamos todos nós, os descalços do sistema, com o mesmo dilema: ou nos machucamos chutando lobeiras, ou assistimos a tarde acabar sem jogo, sem riso e sem escolha.

A verdade é que o dono da bola pode até sair emburrado, mas quem tem fome de jogar sempre encontra um jeito. Mesmo que doa nos pés.

Pedro Claudio jornalista, radialista historiador estudante de teologia 

segunda-feira, 28 de julho de 2025

A Inteligência Artificial – entre o desafio e a evolução da humanidade

 

A Inteligência Artificial – entre o desafio e a evolução da humanidade

Pedro Claudio em 28 de julho de 2025

A afirmação de que a inteligência artificial desafia a humanidade pairam em nossa mente e, é, sem dúvida, pertinente. Vivemos um momento histórico em que ferramentas automatizadas estão cada vez mais presentes em nossas rotinas, do trabalho à vida pessoal. Por um lado, há o risco real de que a IA nos torne mais passivos, acomodados diante da facilidade em obter respostas, realizar tarefas e acessar soluções prontas. A reflexão sobre a “preguiça mental” gerada por essa comodidade é válida e necessária.

Por outro lado, não se pode ignorar o potencial da inteligência artificial como instrumento de expansão do pensamento humano. Ao facilitar tarefas repetitivas, a IA libera tempo e energia para que nos dediquemos ao que há de mais humano: a criatividade, a análise crítica, a empatia, a arte e a imaginação. Ela abre mentes ao possibilitar novas formas de aprendizado, acesso ao conhecimento e conexão entre ideias que antes pareceriam distantes ou inacessíveis.

Assim, é interessante perceber que a IA não nos limita, mas nos desafia a refletir sobre nosso papel na sociedade e sobre como queremos utilizar essa tecnologia. Ela pode tanto acomodar quanto impulsionar. Tudo depende do uso que fazemos dela. A inteligência artificial é espelho: reflete nossa intenção, nossos valores e nossa capacidade de evoluir com consciência, assim a inteligência artificial desafia a humanidade. Pode nos tornar mais acomodados e preguiçosos, mas, ao mesmo tempo, facilita nossas tarefas e expande nossas mentes. Nossa capacidade cognitiva ganha reforço com seu uso consciente.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Sou o que sou

 


Sou o que sou

(por Pedro Claudio Rosa)

Sou o que sou.
Cristão? Creio que sim — porque creio.
Mesmo que me forcem rótulos,
mesmo que tentem moldar minha fé
no ferro de suas certezas alheias.

A cada dia, um agnóstico
não por dúvida,
mas porque insistem que eu duvide.
Católico, certeza — por herança, por insistência.
Diácono, para sempre —
ordem recebida, aceite, concebida com temor e coragem.

Sou ovelha —
não desgarrada,
mas escorregada…
com um pé fora do aprisco,
o outro preso na esperança.
Ovelha meio banida, meio lembrada,
que insiste em permanecer
mesmo quando o rebanho vira o rosto.

Por escolha própria,
por força das circunstâncias,
por amor, por teimosia —
assim sou, assim sigo.

Sou Pedro Claudio Rosa.
Esposo, Pai, filho, irmão,
crente, firme,
tentado o tempo todo.
Escorraçado por muitos,
mas encrustado onde importa.

Sou sem culpa plena,
sem inocência total —
mas com decência.
Essa é minha essência.

Sou eu.

domingo, 20 de julho de 2025

Mistérios da Existência e os Caminhos da Salvação

 


Mistérios da Existência e os Caminhos da Salvação

Por Pedro Claudio Rosa 20 de julho de 2025

 

Os mistérios da existência sempre inquietaram o coração humano. Desde os primórdios, os seres vivos pensantes, nós, os humanos, buscamos compreender nosso propósito, nossa origem e nosso destino. Para o homem de fé cristã, a resposta a essas perguntas repousa nas Escrituras. A Bíblia é fonte de esperança e revelação. Ali encontramos palavras que apontam para a vida após a morte e o consolo da eternidade.

 

Quando Jesus, pregado na cruz, olha para o lado e diz ao ladrão arrependido: “Em verdade te digo: ainda hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23,43), Ele oferece não apenas a promessa do Céu, mas também a misericórdia infinita de Deus. Em outros momentos, como em João 11,25-26, Ele afirma: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim jamais morrerá”. Palavras que aquecem o coração de quem crê.

 

No entanto, não podemos ignorar que essas mesmas promessas, por vezes, são distorcidas. Muitos se aproveitam da fé alheia. Criam infernos sob medida, desenham demônios em cada esquina, e oferecem o antídoto — desde que você entre no templo certo, pague o valor certo, obedeça a autoridade certa. O medo vira moeda, e o paraíso, um produto à venda. Como alerta Jesus em Mateus 7,15: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelha, mas por dentro são lobos devoradores”.

 

Nesse cenário, surge a dúvida legítima: será que o simples fato de frequentar uma igreja, de doar dinheiro, garante a salvação? E os que nunca ouviram falar de Jesus? E os que nasceram sob outras crenças, outras culturas, outros deuses?

 

Um agnóstico religioso — se essa expressão ousada pode ser usada —,  pergunta: quais os verdadeiros caminhos para a salvação? Será possível que um Deus justo e amoroso condene alguém que viveu com bondade, mas sem conhecer o Cristo? Será que a fé precisa, obrigatoriamente, de um rótulo e uma denominação?

 

É fato que a religião, em muitos momentos da história, foi ferramenta de dominação. E também é fato que, sem algum tipo de freio moral, o ser humano pode mergulhar no caos. Há, sim, uma necessidade de ordem, de valores, de esperança que transcenda a vida terrena. Talvez, mais do que o medo do inferno, o que nos move é o desejo de viver com sentido, de fazer o bem, de amar e ser amados.

 

Jesus, acima de tudo, ensinou o amor. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 13,34). A fé cristã genuína não se resume a normas ou templos, mas à vivência desse amor, ao combate contra as injustiças, à solidariedade com os pobres, à promoção da paz.

 

Estar no templo pode ser um alívio, um lugar de encontro com o divino. Mas cuidado: na luta contra a manipulação, há o risco de endurecer o coração, tornar-se cético demais, frio demais, e viver como os irracionais — sem fé, sem amor, sem esperança.

 

Somos pensantes. Isso nos dá responsabilidade. Conforme Gênesis 2,7, “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida”. Do pó viemos e ao pó retornaremos. Mas enquanto há fôlego, há missão.

 

Somos nada — diante da eternidade — e, ao mesmo tempo, somos tudo, porque somos capazes de refletir, de escolher, de amar. Não tenhamos medo de pensar. Mas não nos esqueçamos de sentir. A razão é luz, mas o amor é chama. Que nosso caminho seja guiado por ambas.

 

Pense. Reflita. E, sobretudo, ame.

Pedro Claudio, pensando, no domingo 20 de julho de 2025

terça-feira, 15 de julho de 2025

Onde está o Cristo pobre em meio a tanto luxo?

 

Onde está o Cristo pobre em meio a tanto luxo?

Por Pedro Claudio, 15 de julho de 2025


Sempre me pergunto, com o coração inquieto: se Jesus foi simples, pobre, defensor dos pobres e sempre pregou isso, por que temos hoje tantos sinais de ostentação entre nós, seus seguidores? Por que vestes caras, paramentos reluzentes, igrejas que mais parecem palácios, onde o pobre muitas vezes entra com receio, sentindo que não pertence àquele lugar?

É difícil compreender. E não falo como quem está de fora. Participei de cursos de teologia, formações pastorais e bíblicas, e mesmo assim me vejo cercado de dúvidas. Porque o Evangelho é claro — não deixa margem para interpretações condescendentes com a acumulação de bens.

Disse Jesus ao jovem rico:

“Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.”
(Mateus 19,21)

E mais adiante, completa:

“É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.”
(Mateus 19,24)

Essas palavras não são simbólicas ou exageradas. São diretas, desafiadoras. Elas confrontam a lógica do mundo — e deveriam confrontar a Igreja também, quando esta parece preferir a segurança do luxo à radicalidade do Evangelho.

Onde estão hoje os seguidores de São Francisco de Assis, de Santa Dulce dos Pobres, do Papa João XXIII — homens e mulheres que, com simplicidade, fizeram da sua vida um testemunho? Carros populares tornaram-se quase escândalo. Celulares simples, exceção. A desculpa é a segurança, a necessidade do trabalho. Mas até onde isso é verdade? E onde começa a sede por status?

É fácil julgar os outros, é verdade. Muitos políticos, por exemplo, chegam dizendo que vão mudar o sistema, mas logo que assumem um cargo, passam a servir-se dele. Isso também ocorre em nossas comunidades. Há os que começaram ao lado dos pobres, mas com o tempo, preferiram os salões dos mais abastados.

O Papa Francisco vem nos lembrando da “Igreja em saída”, uma Igreja “pobre para os pobres”. Mas será que estamos realmente seguindo esse caminho?

“Acumulastes tesouros nos últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram vossos campos, que por vós foi retido com fraude, está clamando.”
(Tiago 5,3-4)

Hoje, não é incomum ver taxas para sacramentos, ofertas “obrigatórias”, festas que excluem quem não pode pagar. O discurso é acolhedor, mas na prática... basta olhar quem está no banco ao lado. Quantos dos pequenos realmente permanecem? Quantos se sentem à vontade?

Apesar de tudo isso, não falo como quem se coloca acima. Eu também erro, também sou parte dessa realidade. Também carrego a minha parcela de incoerência. Mas, por isso mesmo, me questiono: será que nossa conversão é real? Ou é só de aparência?

“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões arrombam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu.”
(Mateus 6,19-20)

Que a cada dia, ao olhar para o Cristo crucificado — nu, rejeitado, excluído — possamos rever nossas prioridades. Que a nossa conversão seja sincera, cotidiana. E que, mesmo em meio à modernidade, não percamos o essencial: a simplicidade, o amor aos pobres, a partilha.

“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”
(Mateus 5,3)

sábado, 12 de julho de 2025

Taxação dos EUA contra o Brasil levanta dúvidas e conexões políticas inusitadas

 

Taxação dos EUA contra o Brasil levanta dúvidas e conexões políticas inusitadas
Por Pedro Cláudio

12 de julho de 2025

A recente decisão do ex-presidente americano Donald Trump de anunciar medidas tarifárias contra o Brasil surpreendeu até mesmo os analistas mais experientes. O movimento, aparentemente econômico, carrega uma nuvem de incertezas e levanta suspeitas sobre motivações políticas ocultas — especialmente ao se observar que Trump, em seus discursos, tem colocado o ex-presidente Jair Bolsonaro como figura central de defesa, como se o Brasil estivesse agindo de forma injusta contra ele.

É difícil entender a lógica por trás dessa retaliação comercial. Há quem diga que Trump está mal informado sobre o contexto brasileiro, especialmente sobre o processo judicial que envolve Bolsonaro. Mas essa hipótese parece fraca. Trump, ainda que polêmico, costuma agir com estratégia — ou pelo menos com base em um cálculo político. É mais plausível pensar que há algo maior em jogo.

No Brasil, apesar das críticas constantes às instituições, o Judiciário mantém sua independência. O presidente Lula, mesmo que quisesse atender a um pedido de Trump em favor de Bolsonaro, não teria meios legais ou institucionais para intervir. A situação de Bolsonaro é clara: ele enfrenta acusações sérias de violar a lei, especialmente ao não aceitar o resultado das eleições e por espalhar desinformação sobre as urnas eletrônicas sem qualquer prova concreta.

A postura de Trump, portanto, parece ser menos sobre justiça ou verdade e mais sobre sinalização política a seus próprios apoiadores — especialmente considerando que Bolsonaro é visto por muitos como um aliado ideológico nos moldes do “trumpismo tropical”. Essa aliança entre os dois, ainda que simbólica, parece render frutos nas estratégias eleitorais de Trump, que já está em campanha.

Economistas e analistas internacionais destacam ainda outro ponto que não pode ser ignorado: o avanço dos países do Brics e a tentativa de construção de uma nova ordem econômica mundial. Nesse cenário, os Estados Unidos se sentem pressionados por uma possível perda de influência global. Países como China, Rússia, Índia, Brasil e África do Sul — e os novos membros que vêm se juntando ao bloco — começam a ensaiar uma autonomia em relação ao dólar, aos mercados ocidentais e aos centros de poder tradicionais.

A taxação, portanto, pode ser uma forma de aviso: um gesto agressivo que busca manter o Brasil e outros países do Sul Global sob vigilância e pressão, dificultando movimentos que ameaçam a hegemonia americana.

No fim, tudo parece parte de um jogo geopolítico maior, onde interesses econômicos, alianças ideológicas e estratégias eleitorais se misturam. Ainda assim, paira a dúvida: será que Trump realmente acredita nas narrativas que defende? Ou tudo faz parte de um plano mais amplo, pensado e executado com objetivos muito além das aparências?

Seja qual for a resposta, é um momento de alerta — e de análise cuidadosa — tanto para o Brasil quanto para o mundo.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Minha fé, minha esperança, minha fortaleza!

 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou” (Gl 5,1)

Por Pedro Cláudio, diácono permanente, em férias do trabalho, junho de 2025, expondo pensamento e opinião pessoal.


Deus nunca é peso. A missão que vem d’Ele jamais oprime. Quando o que você faz, mesmo em nome de Deus, se transforma em fardo, cansaço espiritual e opressão, cuidado: isso pode não ser a missão divina, mas sim um projeto humano. Pode ser que você esteja sendo manipulado por pessoas, grupos ou estruturas que se escondem atrás de um verniz religioso para manter privilégios ou exercer poder.

Jesus foi claro ao dizer:


“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
(Mateus 11,28-30)

Se o que você faz é com alegria, com a certeza interior de que está colaborando para algo maior e bom, com paz no coração e sem buscar recompensa, então você está servindo a Deus. Porque Ele não deseja sacrifícios vazios, nem quer que você se anule:

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância.”
(João 10,10)

Infelizmente, muitos estão engajados em atividades religiosas não por fé viva, mas por medo da condenação, por desejo de agradar líderes religiosos ou por status social. Entram em grupos, dedicam tempo, participam de eventos, mas com o coração distante, presos à ideia de que isso “compra” a salvação. Isso não é fé — é submissão a um sistema.

Deus não se alegra com aparências:

“Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.”
(Isaías 29,13, citado por Jesus em Mateus 15,8)

A fé verdadeira amadurece com o tempo, com a experiência. Não se trata de fazer tudo o que mandam, mas de viver segundo a liberdade dos filhos de Deus (cf. Rm 8,14-15).
Posso dizer, com mais de 40 anos de caminhada na Igreja, que minha fé não foi abalada, mas se tornou mais consciente, firme e serena. Hoje vejo com clareza que muitas das obrigações impostas nada tinham a ver com o Evangelho de Jesus, e sim com interesses de homens.

Não acredito em “espantalhos espirituais” criados para gerar medo e depois oferecer a solução “mágica” por parte de alguns. Isso não é Evangelho, é estratégia de manipulação.
Jesus não prometeu sinais extraordinários a quem duvida:

“Nenhum sinal será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.”
(Mateus 12,39)

Jonas passou três dias no ventre da baleia — figura que os evangelistas associam aos três dias de Cristo no sepulcro. Esse é o sinal máximo: a Ressurreição. Já temos tudo o que precisamos para crer. Quem quer mais que isso, talvez não esteja buscando fé, mas espetáculo.

Portanto, viva com confiança. Você é filho do Bem, do Deus Criador, e não de um mal oculto que te vigia. Você nasceu para ser feliz.
Peça sabedoria, como Salomão pediu:

“Concede, pois, ao teu servo um coração cheio de sabedoria para julgar o teu povo e discernir entre o bem e o mal.”
(1 Reis 3,9)

Livre-se das amarras impostas por pessoas mais espertas que se aproveitam da boa-fé alheia.
“Onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade.” (2 Coríntios 3,17)

Com fé, com liberdade, com alegria no serviço,
Pedro Cláudio
Diácono Permanente – em férias, mas sempre atento.

Crônica de um debate entre vozes inquietas


 

Crônica de um debate entre vozes inquietas
Por Pedro Cláudio

03 de julho de 2025. O cenário político brasileiro segue seu curso tortuoso, entre reformas que não reformam, narrativas que se anulam e uma população, como diria Emília Viotti na clássica obra Da Monarquia à República, “abestalhada” – atônita diante do espetáculo repetitivo do poder.

Foi nesse contexto que surgiu mais uma troca de ideias nas redes sociais entre mim e o professor e comunicador Valteir Santos. Ele publicou uma daquelas verdades incômodas que circulam pouco fora dos grupos engajados:

“O Congresso é um CLUBE DE MILIONÁRIOS!
93% dos deputados estão entre os 10% mais ricos do Brasil.
18% são super-ricos, donos de fortunas acima de R$ 50 milhões.
E só 7% representam os 90% do povo.
Enquanto isso, eles:
Liberam isenção pra jatinhos em 72 dias.
Liberam cassinos em 45 dias.
Cortam impostos de iates em 2 meses.
Mas a isenção no seu imposto de renda? 11 meses parada!
CongressoInimigoDoPovo
Quer mudar isso? Vote em quem luta pelo POVO.
Cobre o seu deputado, cobre o seu senador.
Exija a votação do PL 2741,
que isenta o IR sem cortar benefícios,
taxando os super-ricos.
Abra o olho. Não se deixe enganar!”

Li, respirei fundo e comentei, talvez mais com desalento do que com esperança:

“Valteir, e pelo jeito vamos continuar assim…
Parece que estamos presos num ciclo vicioso. Veja a dificuldade que é convencer os eleitores a mudar de opinião.
É como aquele cachorrinho com cócegas no rabo: gira, roda, se cansa tentando morder o próprio incômodo, mas não sai do lugar.”

É frustrante. A realidade que tentamos expor com dados, com argumentação sólida, parece competir com memes, manchetes inventadas, vídeos editados com má intenção — e perder.

A política virou entretenimento, torcida, meme e fake news. As redes sociais, muitas vezes intoxicadas por desinformação, convencem mais do que qualquer esforço de análise séria. É o mundo da pós-verdade: onde o “sentir” supera o “saber”, e onde a mentira repetida com raiva se impõe sobre o dado falado com calma.

E nós? Seguimos aqui, falando, resistindo, tentando provocar alguma reflexão. Mas, sinceramente, tem dias em que parece uma batalha contra moinhos de vento. A sensação de impotência nos visita — e com frequência.

Ainda assim, Valteir, seguimos. Porque, apesar de tudo, ainda acreditamos que pensar, mesmo que doa, é o primeiro passo para mudar.

sábado, 31 de maio de 2025

Por Onde Caminha a Humanidade?

 


Por Onde Caminha a Humanidade?

Por Pedro Claudio Rosa – jornalista - pensando ...
Ideia central e conteúdo construído com auxílio da inteligência artificial.
Iporá, Goiás, 31 de maio de 2025

A pergunta "Por onde caminha a humanidade?" já foi tema de livros, filmes e profundas reflexões filosóficas. Ela ressurge com força sempre que nos deparamos com a irracionalidade coletiva que atravessa séculos e fronteiras. Mesmo na era da informação, da ciência e dos direitos humanos, seguimos presos a ciclos de violência, intolerância e manipulação.

No cenário internacional, a guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em 2022, persiste com novos capítulos de destruição em 2025. Recentemente, forças russas capturaram mais localidades no leste e nordeste ucraniano, enquanto a diplomacia segue estagnada. A ameaça de uma escalada ainda maior preocupa líderes europeus. O chefe do Exército britânico chegou a alertar para a possibilidade de um conflito direto entre a Rússia e a OTAN nos próximos anos (RTP, Diario AS).

No Oriente Médio, o conflito entre Israel e Hamas também continua sem uma solução. Em maio de 2025, o Hamas propôs libertar 10 reféns vivos e entregar os corpos de outros 18 em troca de um cessar-fogo permanente e da retirada das forças israelenses da Faixa de Gaza. Israel, por sua vez, rejeitou a proposta e mantém sua ofensiva militar. Enquanto isso, a população civil agoniza diante da escassez de ajuda humanitária e da destruição contínua (El País, Diário de Notícias, RTP).

No Brasil, a polarização entre bolsonarismo e lulismo escancara uma ferida social. Embora pesquisas indiquem que a polarização seja ainda mais intensa nos Estados Unidos, a realidade brasileira também é alarmante. A disputa entre esquerda e direita tem gerado confrontos verbais e físicos, dificultando qualquer tentativa de diálogo e comprometendo a construção de consensos (O Globo).

É profundamente preocupante ver como, em nome de ideologias ou lideranças políticas, muitos esquecem valores básicos como a empatia e a solidariedade. Quando figuras como o Padre Júlio Lancellotti, conhecido por seu trabalho com a população em situação de rua, são alvo de críticas por defender os mais vulneráveis, algo está profundamente errado em nosso senso moral coletivo.

Ainda mais inquietante é ver pobres defendendo interesses de elites econômicas que os oprimem, muitas vezes motivados por desinformação ou manipulação. O fantasma do "comunismo", usado como ameaça imaginária, mascara uma realidade em que uma minoria poderosa se perpetua no topo da pirâmide social com o apoio inconsciente da base.

A irracionalidade humana não é novidade. Mas sua persistência mesmo em tempos de avanços científicos e tecnológicos é um paradoxo que assombra. A esperança, no entanto, ainda reside na educação, no fortalecimento das instituições democráticas e na promoção de uma cultura de paz e respeito às diferenças.

Por onde caminha a humanidade?
Talvez a resposta esteja em nossas escolhas diárias, na disposição de escutar o outro, no exercício da empatia e na coragem de romper com narrativas de ódio. O desafio é imenso, mas a possibilidade de mudança – por mais tênue que seja – começa em cada um de nós.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Câmara de Iporá tem semana de embates e denúncias: consignados, IPASI e infraestrutura dominam debates

 

Debates acalorados marcam sessões na Câmara de Vereadores de Iporá

Câmara de Iporá tem semana de embates e denúncias: consignados, IPASI e infraestrutura dominam debates

 

A política em Iporá segue movimentada em 2025, com tensão crescente nas sessões legislativas da Câmara Municipal. Embora a prefeita Maysa Cunha (AVANTE) afirme trabalhar em harmonia com os 13 vereadores da Casa, os discursos da oposição e os embates registrados nos últimos dias demonstram que o clima está longe de ser pacífico.

 

Na sessão da última segunda-feira (12), o vereador Suélio Gomes (MDB) trouxe à tona uma série de denúncias que deram o tom da semana. Entre as principais, a acusação de que a Prefeitura estaria descontando empréstimos consignados diretamente da folha dos servidores municipais sem repassar os valores às instituições bancárias. “Isso tem causado sérios transtornos aos servidores, que estão sendo cobrados injustamente pelas instituições financeiras”, afirmou Suélio, que também pediu a substituição da assessoria jurídica do Executivo, classificando sua atuação como ineficiente.

 

A líder do governo na Câmara, vereadora Cláudia Lima (AVANTE), tentou conter os danos e rebateu as críticas, afirmando que os problemas seriam herdados da gestão anterior, comandada por Naçoitan Leite (UNIÃO BRASIL). A resposta, no entanto, foi prontamente rebatida pela vereadora Viviane Specian (PT), que afirmou: “Os atrasos nos repasses são da atual gestão, não adianta tentar transferir responsabilidades.”

 

Além da questão dos consignados, Suélio Gomes também apontou deficiências na infraestrutura urbana, com destaque para falhas nos serviços terceirizados de iluminação pública e na execução do tapa-buracos. Ele ainda criticou o número excessivo de contratações por parte da prefeitura, o que, segundo ele, estaria sobrecarregando a folha de pagamento do município.

 

Viviane Specian aproveitou a tribuna para reacender outro tema sensível: a situação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Iporá (IPASI). Segundo a parlamentar, a atual gestão continua adotando práticas da administração anterior, realizando repasses ao instituto apenas mediante pressão judicial. Ela denunciou que o IPASI está sem a Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP) e acumula uma dívida que ultrapassa os R$ 50 milhões. Apesar do quadro preocupante, Viviane reconheceu que a nova presidência do instituto tem buscado implementar mudanças estruturais.

 

As sessões da Câmara seguem até esta sexta-feira (16), sempre às 9h da manhã, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Casa no YouTube. A expectativa é que os debates continuem intensos, com possíveis novos desdobramentos e esclarecimentos sobre as denúncias que vêm agitando o cenário político iporaense.


domingo, 11 de maio de 2025

Novo Papa: muito se espera, pouco pode ser feito

Nas estradas do mundo



 

Novo Papa: muito se espera, pouco pode ser feito

Por Pedro Claudio Iporá Goiás, 11 de maio de 2025

Com a chegada do Papa Leão XIV, renova-se a esperança de muitos por mudanças nos rumos da Igreja Católica. A sociedade contemporânea, marcada por fortes transformações culturais e sociais, levanta pautas sensíveis e, muitas vezes, desafiadoras para a tradição da fé cristã. Entre os anseios populares estão o reconhecimento sacramental da união entre pessoas do mesmo sexo, a ordenação de mulheres, a possibilidade de que casais em segunda união recebam o sacramento do Matrimônio, além da abertura do celibato sacerdotal e a ampliação das atribuições dos diáconos permanentes.

Essas questões, intensamente debatidas, não são novas. Ganharam fôlego nos últimos anos, especialmente durante o pontificado do Papa Francisco, que soube conduzir a Igreja com escuta, empatia e abertura pastoral, sem, contudo, romper com os fundamentos da fé. Houve avanços, sim — avanços que se deram “sem sair da casinha”, como muitos costumam dizer. O Papa Francisco plantou sementes importantes de diálogo e discernimento, sempre com atenção à Tradição, ao Magistério e à Palavra de Deus.

A Igreja não caminha por modismos. Seu alicerce não está apenas no clamor das massas ou nas pressões culturais do tempo presente. A Igreja é, antes de tudo, guiada pelo Espírito Santo. Ela escuta seus fiéis — leigos, consagrados, ministros ordenados — nos sínodos e nos espaços legítimos de participação, mas não se precipita. O discernimento e a prudência são marcas de sua história milenar.

Ao contrário de algumas confissões que seguem a lógica do Sola Scriptura, princípio reformador de Lutero, a Igreja Católica se fundamenta na Tradição viva e no Magistério, em constante diálogo com as Escrituras. A Bíblia, sim, é fonte primordial, mas sua interpretação se faz à luz do Espírito, da comunidade e da fidelidade à caminhada de fé que começou com os apóstolos e segue até hoje.

Muitos esperam que o novo Papa promova reformas profundas. No entanto, é necessário lembrar que nem tudo o que a sociedade deseja está em sintonia com a verdade revelada. A Igreja pode acolher, dialogar, refletir e adaptar certas práticas disciplinares, mas jamais comprometerá a integridade do Evangelho. Mudanças já aconteceram ao longo dos séculos — e continuarão a acontecer — mas não ao sabor da modernidade sem norte, e sim sob a luz do Espírito Santo.

Que Deus ilumine o Papa Leão XIV e conduza a Igreja por caminhos de sabedoria, acolhimento e fidelidade. Que saibamos abrir espaço para novos lares, novas formas de presença eclesial, sem nunca nos perder do essencial: o Evangelho de Cristo, fonte de vida, amor e salvação.

Por Pedro Claudio Iporá Goiás, 11 de maio de 2025

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Diarreia Cerebral – Reflexão de um Diácono em Conflito

 



Diarreia Cerebral – Reflexão de um Diácono em Conflito
Por Pedro Cláudio – 09 de maio de 2025, às 19h47

Minha fé permanece viva. Sinto a presença de Deus em cada instante da minha existência. A mão do Altíssimo repousa sobre mim como promessa viva de que Ele caminha comigo, mesmo em meio ao caos humano. Porém, é no entrelaçar da fé com a experiência comunitária que sinto as feridas mais profundas. As relações humanas — marcadas por escolhas, rupturas, julgamentos e estruturas — abalaram a vivência eclesial e a fraternidade com o povo de Deus.

Do ponto de vista sociológico, percebo o quanto a instituição religiosa se move dentro das lógicas do poder, da norma e da autoridade. Mesmo em comunidades de fé, prevalecem, muitas vezes, os mecanismos de exclusão e silenciamento. Quando o indivíduo se desvia do padrão estabelecido ou questiona estruturas, corre o risco de ser afastado, não apenas das funções, mas também do afeto coletivo. Sinto isso na pele. A suspensão das minhas atividades como diácono não foi apenas jurídica; foi existencial. Sinto-me marginalizado por estruturas que deveriam acolher. Não coloco nos ombros de ninguém e carrego só essa cruz! Minha culpa, minha tão grande culpa.

Na dimensão filosófica, me questiono: quem sou eu além da função? Sou diácono porque fui ordenado, mas também sou porque existo como servo, como ponte, como aquele que anuncia o Verbo mesmo em silêncio. A condição humana é marcada por tensões internas — entre o ser e o dever-ser, entre o reconhecimento externo e a verdade interior. A suspensão não anula meu ser. Continuo sendo. E ser, neste contexto, é um ato de resistência existencial.

A teologia me lembra que a graça é irrevogável. O dom recebido pela imposição das mãos não depende do aplauso da comunidade ou da chancela do clero. É Deus quem chama, quem sustenta, quem envia. Ainda que impedido por normas canônicas ou malquisto por lideranças, meu coração continua em serviço. Minha teologia é encarnada: feita de poeira, lágrima, silêncio e fé. Se Cristo foi rejeitado entre os seus, por que seria diferente com os seus servos?

Na esfera religiosa, sigo confiando na intercessão da Mãe Santíssima. Maria, que acompanhou o Filho até a cruz, conhece bem a dor do silêncio e da exclusão. A ela, suplico: que interceda por este filho em conflito, que rogue para que o Cristo renasça em mim, apesar das minhas quedas, das minhas dúvidas, da minha incapacidade de encontrar sentido no agora.

Nada será como antes, é verdade. Mas Deus é eternamente novo. Minha fé, apesar de ferida, é maior que os decretos. Ela é sublime, porque é dom; é de graça, porque é Graça. E mesmo que o “novo normal” ainda esteja distante, eu o aguardo com esperança.

Sou diácono permanente. Para sempre. Porque fui chamado. E Deus não se esquece dos seus. E eu... eu sou d’Ele.

 

Jornalismo com economia, população prejudicada

 


Definhamos. E isso dói.
Por Pedro Claudio, na rádio desde 1987

09 de maio de 2025

Perdemos espaço. Perdemos força. Estamos encolhendo num tempo em que deveríamos crescer. O jornalismo local, antes vigoroso e influente, hoje luta para manter-se de pé. Digo isso com dor, mas também com a consciência de quem vive essa realidade há décadas.

Houve um tempo em que éramos ouvidos. Estávamos em todos — ou quase todos — os eventos da cidade. Nas sessões da câmara municipal, nas ações sociais das instituições, no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil e Militar, no Ministério Público e no Judiciário. Estávamos nos bairros, ouvindo o povo, entrevistando, questionando, dando voz às cooperativas, sindicatos e associações de moradores. Era um jornalismo presente, combativo, feito com equipe, estrutura e, principalmente, com propósito.

Com a chegada das redes sociais, tudo mudou. O cenário se reconfigurou para caber na lógica da velocidade e do alcance superficial. E nós, em vez de nos expandirmos, encolhemos. Perdemos espaço para mídias alternativas, muitas vezes conduzidas por pessoas sem preparo, sem formação ou estratégia — algumas até com diploma, mas guiadas apenas pela sobrevivência e lucro. Nesse vácuo, cresceram o discurso de ódio, a propaganda política sem questionamento, a informação sem filtro.

Por que deixamos de lutar por espaço? O primeiro golpe foi a estrutura. Antes, fazíamos jornalismo com, no mínimo, quatro pessoas: editor, coordenador de pauta, redator e dois repórteres. Tínhamos estúdio, produção local, jornal ao vivo em dois horários, veículo próprio com link direto da rua. Hoje? Uma só pessoa. Meia hora diária de conteúdo local. O resto são boletins prontos em rede. Sem carro, com ajuda de custo no combustível e tempo contado.

Com isso, deixamos de dar atenção ao que está perto — os problemas locais, os rostos conhecidos, as histórias reais da nossa gente. Focamos em conteúdo regional, estadual e até internacional. Mas quem fala do buraco na rua, da falta de médico no postinho, da escola que precisa de reforma?

Hoje, quem faz jornalismo mal consegue sair às ruas. Falta tempo para checar informações, para ouvir os dois lados, para estar onde as coisas acontecem. Cobrir eventos, especialmente noturnos e de fim de semana, virou desafio quase impossível.

É assim que estamos. Um novo tempo, sim. Mas não necessariamente melhor. Novas formas de fazer jornalismo, mas com velhos problemas: falta de estrutura, de pessoal, de apoio.

E seguimos. Mas não com o mesmo fôlego.