sexta-feira, 13 de setembro de 2019

O mundo em chamas


Tempos difíceis em todo o Brasil, se não bastasse a instabilidade política, reforma trabalhista, reforma da previdência, corrupção, Lava Jato, Vaza Jato, desconfiança pra todo lado, o país arde em chamas. É fogo pra todo lado, afeta a região Centro-Oeste, a região Norte e muitos outros lugares, queima o cerrado, a mata atlântica, fere profundamente nossa flora e nossa fauna. Nossos rios estão secando, a rádio, meio de comunicação já arcaico, noticia o clamor de um homem para se proteger o Caiapó. Estou me referindo aos meses julho, agosto e setembro de 2019, século XXI.

Se estivéssemos na idade média, no período teocêntrico, a explicação seria o castigo de Deus para tantos pecados da humanidade, mas nos tempos atuais os estudiosos apontam o tempo seco, a ganancia humana, que quer explorar ás áreas para produzir, ou mesmo, para provocar uma instabilidade política ao grupo dominante (será?).
Fato é que estamos sofrendo os horrores da nossa insensatez, o ser pensante, racional, não pensa mais, não raciocina, tenta morder o rabo o tempo todo, como o cachorrinho afetado por insetos na sua parte traseira.

Ainda nesse tempo, século passado, idos 1970, 80 na minha infância, a piedade popular, a reza propiciada pelo sertanejo ainda era forte nessa região, e valia, lembro de acompanhar minha mãe Luzia Joaquina Rosa, de saudosa memória, rezando ao pé do cruzeiro, onde se depositava flores calçadas por pedras e num ritual de jogar água, pedindo a nosso senhor a chuva. A fé era válida, logo a chuva caía, mas hoje, perdemos a fé.
Como mudar essa realidade: Estamos bem distantes de nossas origens, hoje, sabemos muito sobre clima, sobre teologia, quantos mestres e doutores, quantos fariseus modernos. Apontamos o erro mais não somos capazes de corrigi-lo, nosso ego, nossa sede de poder e de vontade de ter fala mais alto.
Não há mais inteligência, sou de direita porque quero explorar o potencial de crescimento, quero proteger o direito à propriedade, porque luto contra a corrupção, sou de esquerda porque quero garantir direitos humanos, porque quero igualdade para todos, porque sou contra a ditadura, porque sou a favor da liberdade do cidadão.

Falta-nos inteligência para ver o mundo de forma global, falta-nos inteligência pra saber que estamos no mesmo barco, e que devemos, juntos tapar os buracos, retirar a água e remar para um futuro. Do jeito que estamos vamos afundar e, chegar no fundo do poço.
Rezemos mais, nossa oração pode nos levar a intervenção de Deus, ou mesmo a uma mudança interna que nos leva a atitudes novas. Sem fé, sem amor uns para com os outros vamos acabar abocanhando o rabo e provocando profundas feridas.

Pedro Claudio Rosa - Licenciado em História - Radialista e Diácono Permanente na Igreja Católica Apostólica Romana