quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Construir a história na modernidade, um desafio imenso.

O sol claro também pode nos cegar
Você já pensou sobre a importância das mensagens que deixa nas redes sociais? nas mensagens que assina ao compartilhar?  Vamos refletir um pouco, a partir de nosso próprio pensar.

Escrever o cotidiano do povo, contar a história, registrar a realidade é prestar serviços às gerações, mas distorcer, mentir, omitir, inventar, dar rumo aos fatos segundo a sua visão é matar o futuro.

Nuvens escuras separam realidade
Existem cronistas raivosos, interesseiros, que só veem o lado negativo, ou que não querem se comprometer, são água com açúcar para todos, uma auto proteção, esses não sabem o mal que fazem, e estamos cheios desses tipos.  Alguns cronistas de plantão tentam adivinhar, profetizar segundo a sua vontade, isso é trair a realidade, criar fantasias. Existem também os que relatam o que veem mas são traídos pela miopia, são bem intencionados, não deturpam a bel prazer ou para se auto proteger mas não sabem o que fazem brincam com tudo, são descompromissados, e existem também os que são técnicos, céticos, não permitem influencias, guiam-se por aquilo que testemunham. Esses, acredito, são poucos, mas eles existem, o difícil é identifica-los.

É com essa opinião sobre os tempos modernos, onde todos são imprensa, também sobre os profissionais que atuam no mercado é que faço um alerta: cuidado com o que escutam, com o que leiam; cuidado com as redes sociais, cuidado com as opiniões alheias, guiem-se por caminhos tortos, mas nunca se perca no labirinto da vida.

Digo mais ainda, cuidado com o que a gente mesmo escreve, podemos condenar, ser julgadores com sentenças prontas, podemos nos enganar e enganar os outros. Se temos o livre arbítrio, para descrever fatos, que tenhamos atenção, mesmo quando somos testemunhas oculares, a miopia pode levar a caminhos estranhos e sem volta, pode nos levar a um abismo profundo.

O cuidado com as notícias dever ser constante, nesta semana,26 de janeiro, o G1 noticiou que  o Google excluiu 200 sites de seu serviço de publicidade por inserir notícias falsas. Segundo a nota,essa atitude faz parte do esforço para combater a proliferação de notícias falsas. Foram descobertos 550 sites suspeitos de apresentar conteúdo enganoso para seus usuários, desses 340 sofreram alguma forma e punição. 

Que tenhamos cronistas construtores da paz, da harmonia, que relatam a realidade nua e crua mas que saibam enxergar nas entrelinhas uma luz que acenda a esperança, que nos leve a um mundo melhor a todos.

Pedro Claudio Rosa de Iporá Goiás