sábado, 15 de maio de 2021

Iporá produz oxigênio para hospitais

 


Em Iporá a saúde pública passa a fazer parte de uma rede de infraestrutura e tecnologia organizada pelo Governo Estadual para garantir oxigênio aos pacientes com síndrome respiratória aguda grave.

Além de Iporá, onde o hospital é municipal,  esse serviço já é oferecido em  hospitais estaduais de Formosa, Luziânia, São Luís de Montes Belos e Trindade.

Uma conquista importante, diz a secretária de saúde Daniela Salun, em contato com a reportagem RDR, ela informou que o município desembolsa mais de cem mil reais todos os meses para a compra de oxigênio e que agora passa a contar com uma produção própria com uma quantidade de gás considerada segura, assegurando o atendimento dos pacientes que necessitam de suporte respiratório.

O Prefeito Naçoitan Leite (sem partido), comemora a conquista e, em entrevista à rede, diz agradecido ao Governador Ronaldo Caiado pelos equipamentos. Informa o gestor que toda a infraestrutura foi garantida pelo município para funcionar a usina.

Essa novidade é recente em Goiás, a produção de oxigênio nos hospitais do interior iniciou-se em abril do ano passado (2020), a instalação e a canalização do oxigênio nos hospitais.

Profissionais de saúde informam que uma das principais consequências da Covid-19 é o comprometimento do sistema respiratório, situação que dificulta a respiração. Os 21% de oxigênio encontrados no ar atmosférico são suficientes para pessoas saudáveis respirarem tranquilamente, mas com os pulmões comprometidos, a utilização do oxigênio hospitalar se torna necessário no tratamento e cura da doença.

 

Nenhum comentário: